top of page

Diferenças entre Crise de Ansiedade e Pânico: Entenda de Forma Clara

Atualizado: 7 de mar.

Diferenças entre Crise de Ansiedade e Pânico

Crise de Ansiedade e Pânico


uma mulher com as mãos no rosco como em uma cirse. Ao redor de sua cabeça diversos desenhos aleatorios fazendo referencia a diversos pensamentos confusos.










A crise de ansiedade e pânico não são a mesma coisa. Hoje, quero explicar pra você de forma clara quais são as diferenças.



Sintomas Comuns de Crise de Ansiedade e Pânico


  • Palpitação/Taquicardia: Alta frequência respiratória, mas com sensação de sufocamento.


Crise de Pânico


  • Súbita e Intensa: O corpo dispara uma reação como a do “susto”, ela é intensa e vem de uma vez. Quando passar, o nível de ansiedade PODE ficar um pouco maior do que antes da crise. O seu pico se dá em um intervalo de tempo muito curto. Em geral, dura 10 minutos e passa, em média, em 30 minutos.

  • Aperto no peito: Às vezes como uma pontada, às vezes como um aperto.

  • Sensação de ruim: Existe uma sensação de que algo muito grave está acontecendo, como um infarto, um AVC, ou a sensação de estar perdendo totalmente a sanidade.

  • Tremores: Podendo ou não vir com sudorese.

  • Desligamento Temporário da Realidade: A pessoa não se reconhece e não reconhece o mundo. Sente que está fora do próprio corpo, a realidade fica estranha. Não é tão comum, mas pode acontecer, com reação ao aumento da frequência respiratória.

  • Dor de estômago/Barriga: Dor de estômago, de barriga e diarreia acontecem DEPOIS que a crise passou, já que durante a crise há uma paralisação dos esfíncteres.

A silhueta de um corpo humano com indicativos de onde os sintomas da crise acotnecem. Ao lado há um resumo de cada sintoma.

Crise de Ansiedade


  • Contínua e Progressiva: A ansiedade é uma sensação contínua de tensão muscular. Ela oscila com o passar do tempo, estando mais alta ou baixa em diferentes momentos. Pode durar minutos, dias, semanas ou meses, justamente por ser contínua, variável e progressiva. Essa variação se dá de acordo com a percepção de “ameaças”.

  • Irritabilidade: Fica-se muito sensível a ameaças, e há uma tendência em atacá-las.

  • Sudorese/Cansaço: A ansiedade rouba muita energia, trazendo um sentimento de fadiga.

  • Insônia: Pode ocorrer na indução do sono e/ou no despertar precoce.


É preciso entender que cada pessoa terá uma crise de pânico ou ansiedade de forma única e diferente. Não necessariamente apresentará todos os sintomas. Outra coisa, nada impede que as DUAS coisas aconteçam AO MESMO TEMPO. Isso quer dizer que você pode estar num momento de ansiedade progressiva e ter uma crise de pânico.



infográfico do ciclo do pânico.






Compreender as diferenças entre a crise de ansiedade e pânico é fundamental para

buscar o tratamento adequado. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses desafios, considere procurar ajuda profissional. Sua saúde mental merece atenção e cuidado!




Recursos Adicionais

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page