top of page

O que fazer numa Crise de Ansiedade

Atualizado: 7 de mar.


Como Lidar com a Crise de Ansiedade: Um Exercício Prático para Retornar à Realidade

Ansiedade; Pânico; Crise de Ansiedade


Uma mulher com semblante assustado, com a mão no peito aparentando falta de ar como em uma crise de panico

Se você já passou por uma crise, sabe o quão desesperadora é a sensação. Taquicardia, falta de ar, tontura, dor no peito e mãos dormentes são apenas alguns dos sintomas que surgem durante uma crise de ansiedade.


É angustiante não conseguir se livrar deles rapidamente.


Antes de falarmos sobre como lidar com esses momentos, é importante deixar claro que EXERCÍCIO NENHUM SUBSTITUI A TERAPIA. Mesmo que você não tenha uma ansiedade grave, existem questões emocionais que precisam ser resolvidas com acompanhamento terapêutico.



O Exercício para Lidar com a Crise de Ansiedade


Quando você está no meio de uma crise, fica totalmente absorto, preso em um mundo de pensamentos e sensações que, na maioria das vezes, não condizem com a realidade. A maneira de sair dela é fazendo um exercício de instalação na realidade.


É preciso se instalar na realidade, e não naquilo que passa pela sua cabeça. O exercício consiste em olhar para a realidade e declarar aquilo que se vê, que se toca, sente, cheira, ouve e degusta.


Como Fazer o Exercício:


  1. Descreva o que vê: Olhe para aquilo que está na sua frente e descreva o que vê com o máximo de detalhes. Por exemplo:

    • "No momento em que escrevo esse post, estou sentado diante de uma mesa de madeira, de cor originalmente âmbar, mas avermelhada por conta da cera que foi passada. Tem textura áspera por ser rústica e não ter acabamento fino. É retangular, com uma leve envergadura natural que deixa seu tampo levemente abaulado. Em cima da mesa, há uma lata de energético preta, com uma marca de garra verde na frente e alguns escritos brancos e verdes. No momento em que escrevo essa descrição, sinto uma leve brisa fresca acompanhada por um cheiro de grama molhada, causado pela leve chuva que cai."


  2. Declare a realidade: O processo ansioso é vencido na medida em que você se insere novamente na realidade. Ao fazer isso, você declara como a realidade É.


  3. Observe a mudança: Com o tempo, e ao repetir esse exercício, você perceberá que o processo ansioso vai diminuindo.


Conclusão


Lidar com a crise de ansiedade pode ser desafiador, mas com práticas simples como essa, você pode aprender a se reconectar com a realidade e reduzir os sintomas. Lembre-se de que a terapia é fundamental para tratar questões mais profundas. Se você está enfrentando crises de ansiedade, considere procurar ajuda profissional. Sua saúde mental merece atenção e cuidado!



Recursos Adicionais


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page